quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Redes sociais: cada vez mais influentes

Todo mundo sabe: não é de hoje que as redes sociais fazem sucesso no Brasil. Não só no Brasil, no mundo inteiro. Orkut, Formspring, Twitter, Facebook,tumblr, youtube, flickr... Todos surgiram como grandes ferramentas de comunicação e viraram febre, principalmente entre nós jovens, que temos sede de publico, temos necessidade de nos mostrar, de nos fazermos notável em algum aspecto. Tiramos fotos com intenção única e exclusiva de postar, fazemos de tudo motivo de graça e comentários na rede. A obsessão de ganhar um mísero “curtir”, ou até mesmo um “compartilhar’’ nos prende, às vezes exageradamente, ao computador ou a qualquer aparelho que se conecte à rede. Mas no que isso realmente influi no nosso cotidiano, no nosso comportamento? Influi, principalmente, no nosso conhecimento de mundo. Influi na nossa forma de pensar e, assim, também na de agir.

Estando conectados, abrem-se inúmeras possibilidades e oportunidades. Podemos conhecer pessoas de qualquer lugar do mundo e até mesmo pesquisar sobre determinada região do globo, conhecendo diversos costumes e tendências. Tendência, eis a palavra que descreve exatamente o que são as redes sociais. Uma banda, uma roupa, e até mesmo um protesto podem ganhar grande força a partir da divulgação por parte dos internautas em um espaço totalmente aberto a diversos públicos. Como vem acontecendo nos últimos anos, mobilizações em torno de uma causa estão ocupando e obtendo sucesso nessas redes. Foi, por exemplo, através delas que houve participação dos jovens na mobilização da Primavera Árabe, nos dois últimos anos. O uso de redes sociais, em especial o Facebook, Twitter e Youtube, serviram como grandes mobilizadoras, sensibilizando a população não só Árabe, mas mundial, a lutar contra os regimes autoritários e centralizadores dominantes em diversos países do oriente médio.

A rede esteve ajudando tembém na comunicação e organização de protestos e revoltas civis. Mais comuns e simples, do que revoltas desse porte existem eventos e promoções. Esses vem ganhando cada vez mais força no mundo virtual, facilitando a comunicação e tornando o mundo cada vez mais globalizado e pequeno.

Aproveitando dessa ferramenta fantástica que é a internet, compartilharemos no nosso blog, o que se passa pelas nossas miseras cabeças de adolescentes diante de um mundo tão extenso de informações e questionamentos. E assim terminamos a primeira postagem de muitas que programamos para o 5 em 1!

Nenhum comentário:

Postar um comentário